postado em 07/05/2009 17:07
O preço do barril de petróleo manteve a trajetória de alta nesta quinta-feira (7/05) nos Estados Unidos, mesmo com as altas recordes nos estoques e o consumo em queda. Para analistas, a expectativa de alta na demanda tem feito com que os investidores vão às compras.
Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o barril do petróleo cru para entrega em junho encerrou o dia negociado a US$ 56,71, alta de 0,66% frente ao preço desta quarta.
Segundo reportagem da Associated Press, especialistas do setor continuam buscando motivos para explicar a alta do preço do produto, mesmo com a demanda crescendo sem parar. Na semana encerrada em 1° de maio, as reservas ganharam 600 mil barris, chegando a um acumulado de 375,3 milhões de barris --maior nível desde 1990.
Uma das explicações é a expectativa de alta no consumo de combustíveis com a chegada do verão (em junho, no hemisfério norte).
"Já vemos desde esta semana os preços atingindo os patamares mais altos do ano", afirmou Tom Kloza, analista e publisher da publicação "Oil Price Information Service". Para ele, isso decorre da alta demanda dos postos de gasolina. "Temos uma alta hoje, e depois teremos uma queda. Há pouca produção nas refinarias por enquanto, então, não há nada de espetacular acontecendo em termos de procura." Ajudaram a elevar os preços as notícias sobre os pedidos iniciais de seguro-desemprego, que teve o menor nível desde janeiro, e das vendas do varejo, as quais vieram melhores que o esperado pelos analistas do setor.
O Departamento de Trabalho dos EUA informou que a cifra total de solicitações encolheu para 601 mil na semana passada (até o dia 2), bem abaixo da estimativa de 635 mil prevista por economistas dos bancos e corretoras. O número de favorecidos, no entanto, atingiu a casa dos 6,35 milhões, número recorde pela 14° semana consecutiva.
No setor varejista, as vendas da gigante Wal-Mart no conceito mesmas lojas --que conta apenas as vendas nas unidades com ao menos um ano de funcionamento-- subiu 5%, muito mais que os 2,9% esperados. Outras redes, como a Stage Stores e a Wet Seal, informaram reduções nas vendas menores que as esperadas.