postado em 07/05/2009 20:55
Depois de quase três horas de reunião, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo, não conseguiram entrar em acordo em relação a Itaipu. O Brasil chegou a apresentar uma proposta de financiamento para obras de infraestrutura e de aumentar a taxa paga pela energia excedente de Itaipu.
O Paraguai, porém, reivindica a renegociação das tarifas e também de sua parte da dívida da usina com o Brasil. Os dois presidentes vão se reunir novamente ainda nesta noite em jantar no Palácio da Alvorada, onde continuarão as negociações sobre o assunto. Lula e Lugo marcaram para as 8h de amanhã uma entrevista coletiva sobre o assunto, na Base Aérea de Brasília, de onde partem para o Mato Grosso do Sul.
De acordo com assessores, há boa vontade entre os dois presidentes, mas há muitas "dificuldades ideológicas" que impedem o fechamento de um acordo. Estava previsto ainda para esta quinta-feira a assinatura de 15 acordos de cooperação entre os dois países, mas a assinatura foi adiada.