postado em 08/05/2009 10:59
As vendas de veículos na China podem ter batido um novo recorde em abril, ao atingir o número de 1,15 milhão de unidades comercializadas. Segundo dados da CAAM (Associação de Fabricantes de Veículos chinesa, na sigla em inglês), a alta é reflexo dos pacotes do governo para incentivar o setor.
A agência de notícias estatal Xinhua cita que os números ainda serão conferidos pelo governo, e os dados oficiais só devem ser divulgados na segunda-feira (11/05). Ainda assim, a CAAM informa que abril registrou o quinto mês de alta consecutiva nas vendas. Em março, as vendas haviam crescido 5%, para 1,11 milhão de unidades.
Em 2009, o governo chinês reduziu pela metade os impostos a vendas de veículos pequenos e anunciou um subsídio de 5 bilhões de iuanes (US$ 731 milhões) para financiar o consumo de carros. A medida é aplicada depois de as vendas de veículos no ano passado no país asiático crescerem ao nível mais baixo em uma década, 6,7%, para 9,38 milhões de unidades. "A alta das vendas mostrou que as políticas de estímulo tiveram grande efeito e elevaram a confiança do consumidor", afirmou Huang Yonghe, especialista do centro de pesquisa automotiva chinês.
Segundo especialistas, o mercado automotivo chinês é um dos que têm um maior potencial em meio à crise global, graças às políticas de estímulo aplicadas pelo governo nesse e em outros setores.