postado em 11/05/2009 16:05
As vendas no varejo na semana do Dia das Mães cresceram 1,9% neste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa realizada pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O volume de vendas foi o menor apurado pelo instituto desde 2002, quando o comércio registrou alta de 1%.
Considerando somente o volume de vendas do fim de semana (de 8 a 10 de maio), o volume de vendas teve avanço de 3,1% em todo o país, na comparação com o período equivalente do ano passado (09 a 11 de maio).
No ano passado, o volume de vendas foi excepcional na comparação com o ano anterior, segundo o instituto. Na semana, a alta havia sido de 8,2% em todo o país, enquanto no fim de semana, o crescimento foi de 7,7%.
"Com o consumidor mais cauteloso em relação à sua renda, ao emprego, ao endividamento e à inadimplência, por conta dos efeitos da crise, o varejo teve que apelar para as promoções de última hora, o que alavancou mais as vendas no fim de semana do que as verificadas na semana", constatou a pesquisa.
Ajudaram neste período as desonerações promovidas pelo governo sobre a linha branca: foi reduzido o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) de 15% para 5% para as geladeiras, de 5% ou 4% para 0% nos fogões, de 20% para 10% para as máquinas de lavar, e de 10% para 0% para os tanquinhos.
O Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio para o Dia das Mães tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian, o único de alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas nos períodos 4 a 10 de maio de 2009 e de 8 a 10 de maio de 2009 e comparadas às consultas do ano anterior.