postado em 11/05/2009 18:07
O número de consultas aos serviços de proteção ao crédito em São Paulo teve queda no Dia das Mães, na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostra pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os acessos ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de 1° a 11 de maio de 2009 caíram 12,5%.
O número de consultas feitas ao SCPC/Cheque, que mede o volume de compras à vista, recuou 3,2% na mesma comparação. As consultas ao serviço são consideradas um termômetro da atividade comercial.
Em nota, a associação comercial informa que "embora tenha havido redução do IPI para a linha branca, incentivando as vendas, houve uma transferência da compra de outros bens duráveis para esse segmento".
Em abril, as vendas com cheque e com crediário registraram forte queda, prejudicadas pela crise e pelos feriados no mês. As consultas caíram 19,1% (SCPC) e 10% (Cheque) se comparados com os dados do mesmo mês de 2008.
Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, as vendas à vista e a prazo devem melhorar para o Dia dos Namorados (12 de junho), com a aproximação do frio e a entrada da moda outono/inverno.