postado em 12/05/2009 14:11
As propostas de mudança no cálculo da caderneta de poupança podem ser divulgadas nesta quarta-feira (13/05) pelo Ministério da Fazenda, segundo informou assessoria do ministro Guido Mantega. Confirmada pelo ministro, a alteração visa a afastar da poupança somente os grandes investidores.
Nesta terça-feira, a assessoria do ministério informou que Mantega pode divulgar o projeto caso haja acordo na reunião do Conselho Político convocada para debater o assunto. "Tudo dependerá do fim do impasse criado com a proposta", informa a nota.
Em abril, o governo anunciou que pretende mudar as regras desse tipo de aplicação para evitar que haja fuga de recursos dos fundos de investimentos para a caderneta.
O impasse ocorre justamente em decorrência do temor de que uma mudança desse tipo possa afetar também o pequeno investidor - ao invés de somente evitar que grandes investidores migrassem para a poupança em busca de lucros.
Juros
Com a queda da taxa básica de juros, a Selic, os juros da caderneta de poupança ficaram mais atrativos do que outros investimentos.
A preocupação do governo é que os grandes investidores tirem dinheiro da renda fixa, por exemplo, e passem para a poupança, reduzindo o volume de financiamento no país.
A Selic está em 11,25% ao ano, a menor taxa desde 2003. Uma das vantagens da poupança é que não há cobrança nem IR (Imposto de Renda) nem taxa de administração, como ocorre nos fundos. A taxa de administração tem um custo que oscila normalmente entre 1% e 4% ao ano. E como a queda dos juros diminui o rendimentos dos fundos, fica mais vantajoso investir na poupança.