postado em 12/05/2009 19:18
Representantes de centrais sindicais pediram nesta terça-feira (12/05) ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a redução de impostos para o setor de máquinas. De acordo com o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), da Força Sindical, o setor já demitiu 15 mil pessoas nos últimos cinco meses e poderá demitir 50 mil nos próximos se nada for feito.
Paulinho defendeu a redução do PIS e Cofins e do ICMS --este último é estadual. O deputado disse ter pedido uma reunião com o governador do Estado de São Paulo, José Serra, da qual participarão também representantes do setor. "[Se nada for feito] no setor de máquinas, vamos fazer muito barulho. Não dá para aceitar perder 50 mil empregos", afirmou, após a reunião.
Os sindicalistas pediram também a liberação de recursos já autorizados para o setor de carnes. De acordo com Paulinho, já foram liberados R$ 10 bilhões para o setor rural, mas os recursos não estão chegando aos empresários. "O problema desses setores, principalmente o de carne, é o crédito. [Mantega] garantiu que os R$ 10 bilhões serão emprestados", completou.
Poupança Segundo Paulinho, o ministro Mantega voltou a dizer que os poupadores não terão prejuízo com as modificações no rendimento da poupança. "A poupança não será mexida para prejudicar os atuais poupadores. O governo vai criar dificuldades para os especuladores", afirmou.