postado em 13/05/2009 10:05
BRUXELAS - A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), multou a norte-americana Intel em 1,06 bilhão de euros (US$ 1,45 bilhão) por infringir leis antitrustes do bloco europeu. A multa, um valor recorde relacionado a abuso de mercado, representa quase um quinto dos US$ 7,792 bilhões em caixa no balanço patrimonial da companhia.
A Comissão concluiu que a maior fabricante de chips para computador do mundo manteve ilegalmente a Advanced Micro Devices (AMD) fora da concorrência, pagando para que fabricantes de computadores e varejistas não utilizassem seus produtos. A entidade disse que a Intel ofereceu abatimentos para as fabricantes de computador com a condição de que elas comprassem a maior parte - geralmente mais de 95% - de seus chips.
Ainda segundo a Comissão, a Intel também fez pagamentos diretos para a cadeia varejista MediaMarkt para que esta somente vendesse computadores com seus chips. Além disso, a Intel pagou as fabricantes de computadores para que elas interrompessem ou atrasassem o lançamento do lotes residuais de computadores que continham os chips da AMD para diminuir ainda mais a possibilidade de escolha do consumidor, disse a Comissão. O órgão determinou que a empresa norte-americana interrompa imediatamente essas práticas, e disse que vai monitorar de perto o acatamento da Intel à decisão, mas não deixou claro como fará isso.
"A Intel prejudicou milhões de consumidores europeus ao agir deliberadamente para manter os concorrentes fora do mercado de chips para computador durante muitos anos. Essa violação séria e sustentada das regras antitrustes da União Europeia não pode ser tolerada", disse a comissária de concorrência, Neelie Kroes. A Comissão fez uma lista de práticas que não serão admitidas, acrescentou Kroes, destacando que, embora os descontos em si não sejam ilegais, o uso deles para cometer um abuso de mercado é.
A Intel disse que discorda fortemente da decisão e que vai recorrer. Segundo seu executivo-chefe, Paul Otellini, o grupo opera em um mercado altamente competitivo e seus investimentos em inovação e produção a capacitam a oferecer descontos sobre seus produtos.
Embora a companhia vá acatar a determinação da Comissão de não oferecer certos tipos de descontos, a Intel acredita que a ordem é ambígua, porque, segundo afirma, oferece apenas um tipo de desconto.