postado em 16/05/2009 12:03
As consultas de lojistas ao histórico de inadimplência dos consumidores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) caíram 18% em abril em relação ao mesmo período de 2008 no país. No estado de São Paulo, a queda foi de 20,2% de um ano para o outro, segundo informações da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador revela um desaquecimento na concessão de crédito, já que a consulta é feita antes de empréstimos, abertura de crediários ou aceitação de cheques. Os dados são do SPC e do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de 2.118 municípios brasileiros.
Em relação a março, a redução das consultas em abril foi de 9,5% no país e de 12,7% no estado de São Paulo. No primeiro quadrimestre, o recuo foi de 13,9% no Brasil e de 13,8% em São Paulo. A associação comercial relaciona o declínio nas consultas à crise econômica mundial e à quantidade de feriados do mês ; foram dois, prolongados. Além disso, a associação informa que abril de 2008 foi um mês forte nas vendas e na concessão de crédito, por isso a grande diferença quando comparado com o mesmo período de 2009.
Apesar dos indicadores, o presidente da ACSP, Alencar Burti, diz manter a confiança na economia brasileira. Ele acredita que a retração do crédito não vai desanimar os empresários. ;As condições econômicas do país ajudarão a vencer os obstáculos impostos pela crise mundial;, disse Burti.