postado em 21/05/2009 09:28
A oferta de 100 vagas para vendedor atraiu ontem mais de 600 pessoas à Agência do Trabalhador na Asa Norte. Os postos são para trabalhar em duas empresas de telefonia celular e a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal promoveu a pré-seleção. ;Muitas empresas têm recorrido ao governo para ajudar na triagem inicial dos funcionários. Dispobilizamos o espaço e a área de recursos humanos das empresas seleciona o perfil desejado;, conta o secretário de Trabalho, Robson Rodovalho.
As senhas para entrevista começaram a ser distribuídas às 8 horas. Duas horas depois, mais de 400 pessoas aguardavam atendimento e às 14h30 a senha de número 620 foi entregue, finalizando a distribuição. A seleção continuou até o fim da tarde. Os candidatos estavam em busca de um salário de R$ 650 mais comissão sobre as vendas. Para estar apto a concorrer, era preciso ter mais de 18 anos, nível médio completo, experiência em vendas ou estar cursando nível superior.
Depois de 40 minutos de entrevista e dinâmica de grupo, Willians Jorge da Silva Júnior, de 21 anos, saiu confiante. Ele foi um dos aprovados na pré-seleção e encaminhado para uma empresa que busca os vendedores. ;Parece que gostaram de mim. Tenho que fazer um cadastro no site da empresa e esperar me ligarem.; Desempregado há quatro meses, o ex-banconista de supermercado espera voltar ao mercado de trabalho. ;Busco melhores condições de emprego e um salário melhor;, admite.
Nayara Rocha também foi aprovada, mas lamentou que não há previsão de contratação. ;Não tem previsão nenhuma de me chamarem. Disseram que estão fazendo banco de currículos. Se gostarem do meu perfil e do resultado de hoje (ontem) é que vão ligar. Senão, mandam só um e-mail.; Ainda assim, a estudante de design de moda de 21 anos, que está desempregada há um ano, espera se encaixar no perfil descrito na vaga. ;Tenho todos os pré-requisitos para trabalhar nessa vaga. Agora, só resta esperar;, comenta. Os aprovados nessa seleção não têm garantia de que serão admitidos.
No último sábado, o mesmo processo seletivo atraiu 380 profissionais. Na ocasião, foram disponibilizadas 150 vagas para vendas das mesmas empresas, mas somente 50 acabaram preenchidas de acordo com o perfil desejado. Os postos remanescentes foram disputados ontem. Por enquanto, a secretaria não possui informações se as 100 vagas chegaram a ser ocupadas.