postado em 21/05/2009 09:36
Em dificuldade desde o ano passado, a Fundação de Seguridade Social (Geap) tem R$ 80 milhões a receber de participantes que utilizaram a rede hospitalar conveniada, mas não pagaram pelos serviços que usufruíram. Sem fins lucrativos, a entidade de previdência complementar é conhecida em todo o país por oferecer planos de saúde a servidores públicos federais, estaduais e municipais. Atualmente, o GeapSaúde ; um dos principais produtos ; enfrenta desequilíbrios financeiros.
O GeapSaúde possui uma carteira de 530 mil associados. Ao longo dos últimos três meses, as mensalidades foram reajustadas para adequar o plano a um formato atuarial sustentável. A fórmula aprovada pelo conselho deliberativo prevê, entre outras mudanças, a cobrança de dependentes incluídos no seguro pelos titulares. Sindicatos ligados ao funcionalismo atacam o modelo.
Ontem, em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, representantes dos servidores criticaram os recentes aumentos, advertindo que os descontos no contracheque dobraram e até triplicaram. De acordo com a direção da entidade, no entanto, recompor os custos é uma solução que não poderia ser adiada.