Jornal Correio Braziliense

Economia

Financeira da GM pode receber mais US$ 7 bilhões em empréstimos

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O Departamento do Tesouro avalia a possibilidade de injetar mais US$ 7 bilhões no banco GMAC, braço financeiro da General Motors, para evitar a quebra da empresa. A medida serve para reduzir as perdas do balanço da empresa e fornecer mais capital para financiamento de veículos e imóveis. Em entrevista ao jornal "The Wall Street Journal", funcionários do Tesouro afirmaram que a ajuda, a primeira do governo de Barack Obama à financeira, pode chegar a US$ 14 bilhões. Em dezembro, a empresa recebeu US$ 5 bilhões dos empréstimos do governo, por meio do Tarp (Programa de Socorro a Ativos Depreciados, na sigla em inglês). A financeira, que fornece empréstimos para a compra de veículos e hipotecas para casas e lojas comerciais, decidiu se converter em instituição bancária para ter acesso às ajudas federais previstas no pacote de US$ 700 bilhões para o resgate do sistema financeiro americano. Reportagem do "WSJ" indica que, com a nova ajuda, o governo pode passar a ter a maior parcela dos ativos da companhia. Atualmente a General Motors (dona de 49% do GMAC) e a FIM Holdings detêm o controle da financeira. A nova ajuda surge após a empresa divulgar seu balanço trimestral. Entre janeiro e março deste ano, a companhia teve prejuízo de US$ 675 milhões --US$ 86 milhões a mais que no mesmo período de 2008. A empresa atribuiu o prejuízo aos resultados "da contínua pressão sobre operações hipotecárias relacionadas a ajustes de taxação" e aos pobres resultados tanto do setor automotivo quanto do hipotecário. Avaliação realizada pelo governo com os 19 maiores bancos dos EUA mostrou que o GMAC está em uma posição desconfortável em relação à sua capacidade de resistir à eventual piora na crise. O "teste de estresse", divulgado no começo do mês, apontou que a financeira precisaria de mais US$ 11,5 bilhões como fundo de capital para sobreviver. Montadoras Segundo o jornal, o que inicialmente seria uma ajuda paliativa do governo se tornou uma ajuda bilionária. "O que começou como um empréstimo de emergência a GM, Chrysler e GMAC em dezembro --no total de US$ 20 bilhões-- agora é uma bolha inflada de US$ 50 bilhões e pode passar dos US$ 100 bilhões até o fim do ano", informa o "WSJ". A GM, que já recebeu US$ 15,4 bilhões em empréstimos desde o ano passado, corre para detalhar seu plano de reestruturação. A empresa tem até o dia 1° de junho para entregar o projeto ao governo a fim de evitar uma concordata e conseguir outros US$ 11,6 bilhões para manter sua produção. A montadora já anunciou que planeja demitir 21 mil funcionários, fechar 13 fábricas e 2.400 lojas nos EUA até o final de 2010 e concentrar sua produção em quatro marcas (Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC). A empresa procura compradores das marcas Saturn, Saab, Hummer e Opel. Já a rival Chrysler, terceira maior montadora americana, pediu a concordata no começo do mês e anunciou que vai fechar em torno de 800 de suas 3.200 concessionárias nos EUA. A companhia recebeu US$ 4 bilhões no ano passado e busca outros US$ 5 bilhões, mas para isso ainda tem finalizar o acordo de parceria com a italiana Fiat.