postado em 21/05/2009 13:05
A MPX, braço de energia do grupo EBX, do empresário Eike Batista, informou nesta quinta-feira que obteve liberação de R$ 1,4 bilhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O valor será utilizado para a construção da usina termelétrica Porto do Pecém I, no Ceará, parceria entre a MPX e a Energias do Brasil.
O empréstimo terá prazo total de 17 anos, sendo 14 anos de amortização. O projeto terá ainda empréstimo de US$ 180 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Com isso, 75% do investimento total será financiado.
A usina está incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), será movida a carvão mineral, e terá capacidade instalada de 720 MW (megawatts). As obras foram iniciadas em julho de 2008 e o começo da operação comercial está prevista até o final de 2011.
"A usina utilizará tecnologia de queima limpa de carvão, cumprindo as mais rigorosas exigências da legislação brasileira e de organismos internacionais", informou a MPX, em comunicado.