postado em 21/05/2009 18:33
As bolsas americanas fecharam em forte baixa nesta quinta-feira (21/05) impactadas pelos dados negativos do seguro-desemprego.
O Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- fechou em baixa de 1,54%, para 8.292,13 pontos, enquanto o ampliado S 500 perdeu 1,68%, a 888,33 unidades. Na Bolsa tecnológica Nasdaq, o indicador Nasdaq Composite perdeu 1,89%, para 1.695,25 pontos.
O Departamento de Trabalho dos EUA informou que houve uma redução na demanda pelos benefícios do seguro-desemprego: os novos pedidos somaram 631 mil, contra 643 mil registrados na semana anterior.
Os investidores mostraram prudência diante dos dados do emprego. Isso é "um obstáculo para a reativação do consumo e para a recuperação do mercado imobiliário", afirmou Patrick O´Hare, do Briefing.com.
Ainda nos EUA, a imprensa local apontou que o Bank of America pretende devolver ao governo americano até o fim do ano os US$ 45 bilhões de ajuda pública que recebeu desde o fim de 2008.
A agência de classificação de risco Standard and Poor´s reduziu a perspectiva da nota da economia britânica de "estável" para "negativa". O "rating" (nota de risco de crédito) soberano foi mantido em "AAA", a melhor classificação na escala da S. O rebaixamento da perspectiva, no entanto, indica que as probabilidades são maiores de que o país seja rebaixado em uma próxima revisão dessa "nota".