postado em 22/05/2009 14:25
Em um dia marcado pelo baixo volume de negócios, as principais Bolsas de Valores da Europa fecharam com leve alta. A recuperação vem no rastro do mercado americano --que operava com ganhos--, após as quedas fortes observadas nos últimos dias.
A Bolsa de Londres subu 0,46% no índice FTSE 100, indo para 4.365,29 pontos; a Bolsa de Paris avançou 0,33% no índice CAC 40, para 3.227,97 pontos; a Bolsa de Amsterdã registrou ganho de 0,43% no índice AEX General, indo para 260,14 pontos; a Bolsa de Frankfurt subiu 0,37% no índice DAX, indo para 4.918,75 pontos; a Bolsa de Milão ganhava 0,59% no índice MIBTel, indo para 15.801 pontos; e a Bolsa de Zurique tinha desvalorização de 1,82%, indo para 5.409,26 pontos no índice Swiss Market.
Nesta quinta-feira, os mercados europeus experimentaram fortes quedas, puxadas por dados ruins sobre o desemprego nos Estados Unidos e do rebaixamento da perspectiva do rating (nota) soberano do Reino Unido pela agência de classificação de risco Standard & Poor's.
"As notas de crédito estão de volta após o Reino Unido ser colocado sob perspectiva negativa pela Standard & Poor´s ontem. Quem virá em seguida?", questionaram os analistas da corretora Calyon. A nota da S "ajudou a lembrar que o mercado ainda está em uma rota de recuperação, e que o trajeto não vai ser tranquilo", afirmou Stuart Bennett, estrategista da corretora.
Soma-se a isso a falta de indicadores importantes para ditar o rumo dos mercados, tanto nos EUA quanto na Europa. O resultado é que, com os preços baixos das ações, os investidores veem hoje a oportunidade de ir às compras.
Empresas do setor de energia e petróleo tiveram alta, com destaque para as altas de 3% de Anglo American e BHP Billiton, aproveitando a alta das commodities.