postado em 25/05/2009 16:10
O consumo de energia elétrica caiu 2,4% nos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgados nesta segunda-feira (25/05).
Afetado pela crise econômica, o setor industrial exerceu maior influência neste resultado, em função da redução de 11,6% no consumo da classe, entre janeiro e abril deste ano, na comparação com igual período em 2008.
Ao mesmo tempo, as classes residencial e comercial continuam em alta. As residências foram responsáveis por demanda 6,6% maior de janeiro a abril. Já o consumo comercial teve alta de 6,1%, na comparação com o primeiro quadrimestre de 2008.
Somente em abril, o consumo no país caiu 0,4%, em relação a período correspondente no ano passado. A indústria teve retração de 8,9% em seu consumo de energia elétrica, na mesma comparação.
O consumo residencial teve expansão de 8,9% em abril, pouco acima do incremento da demanda do comércio por energia elétrica, que aumentou 8,1% em relação a abril de 2008.
Segundo a EPE, o consumo industrial retornou aos patamares observados em 2005 e 2006. A estatal ressalta que a demanda industrial vem se recuperando, ainda que de forma lenta.
"Após um movimento ascendente mais forte nos dois primeiros meses do ano, houve um amortecimento da trajetória em março e abril", informa a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica de maio.
A EPE acrescenta que a principal redução do consumo industrial foi observada no chamado mercado livre (em que grandes consumidores compram energia sem estar presos a contratos), no qual, em abril, a retração chegou a 12,5%.