postado em 26/05/2009 10:35
Tornou-se definitivo o acordo fechado entre a Vale e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) sobre a mina Casa de Pedra, divulgado em comunicado ao mercado no dia 24 de abril deste ano. Em nota divulgada nesta terça-feira (26/5), a mineradora diz que foi formalizado o acordo de quitação entre a siderúrgica e os acionistas controladores da Vale - Previ, Litel e Bradespar - que assinaram o contrato de descruzamento em 31 de dezembro de 2000 de forma a encerrar definitivamente qualquer pendência eventualmente existente entre as partes em relação às obrigações do descruzamento.
Os acionistas controladores da Vale tinham 30 dias para formalizar o acordo de "quitação mútua" com a CSN, que significa o reconhecimento de que não existe nenhuma pendência entre a CSN e os controladores da mineradora.
No fim do mês passado, ambas as empresas informaram que haviam chegado a um acordo sobre a mina Casa de Pedra, pertencente à CSN. O acerto entre as partes previa a revisão dos termos e condições de determinados acordos comerciais celebrados entre as duas empresas. Um deles foi firmado em 21 de março de 2005 e prevê o fornecimento de minério de ferro da Casa de Pedra para a Vale por um período de 10 anos. Na época, o negócio foi estimado em cerca de US$ 2 bilhões e garantia à Vale a compra de quase 55 milhões de toneladas por ano de minério de ferro. Pelo acerto divulgado no dia 24 de abril, esse contrato poderia ser suspenso ou cancelado definitivamente até o fim deste ano.