postado em 27/05/2009 11:11
A taxa de desemprego no Distrito Federal teve crescimento em abril. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o índice foi de 17,5% da População Economicamente Ativa (PEA). Em março o índice havia sido de 17,2%.
O desemprego cresceu em função de um aumento da PEA. Em abril, 11 mil pessoas passaram a procurar emprego. Destes, apenas 5 mil conseguiram. No mês, os setores que empregaram foram: administração pública (2.000 contratações); comércio (2.000); setor de serviços (3.000); e indústria, (1.000). Por outro lado, a construçlão civil demitiu mil trabalhadores, assim como o setor definido como ;outros; (inclui serviços domésticos), que também desligou mil empregados.
Emprego metropolitano
Após 3 meses de elevação a taxa de desemprego permaneceu estável em abril em um conjunto de seis regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo). O índice ficou em 15,3%, segundo a pesquisa de emprego e desemprego (PED). Em março a taxa havia sido de 15,1% da população economicamente ativa.