postado em 28/05/2009 10:52
As Bolsas americanas abriram nesta quinta-feira em alta, favorecidas por bons dados macroeconômicos divulgados antes do início dos negócios. Porém, a movimentação ainda é baixa, pois os investidores esperam pelos dados das vendas de imóveis novos em abril.
Às 10h42 (horário de Brasília), o Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- ganhava 0,77%, aos 8.363,90 pontos, enquanto o ampliado S 500 subia 0,86%, para 900,74 unidades. Na Bolsa tecnológica Nasdaq, o indicador Nasdaq Composite tinha alta de 1,14%, para 1.750,90 pontos.
O dado que por enquanto dá otimismo aos investidores é o de pedidos de bens duráveis. O número de encomendas teve alta de 1,9% em abril na comparação com março, segundo divulgou o Departamento do Comércio. O resultado é o maior desde dezembro de 2007. O resultado superou a expectativa dos analistas, que previam uma alta de 0,4%.
Os dados de seguro-desemprego também são vistos positivamente. Segundo o Departamento de Trabalho, o número de pessoas que pediram pela primeira vez o seguro-desemprego é de 623 mil, o que representa uma queda de 13 mil pedidos na comparação com a semana anterior. Os analistas do setor projetavam um recuo de 6 mil.
Mas a direção de Wall Street pode mudar com a divulgação das vendas de imóveis novos em abril, que deve sair ainda na manhã de hoje. "Nós ainda temos temores pela frente, como por exemplo o mercado imobiliário", disse Michael Sheldon, estrategista-chefe da RDM Financial Group. "E nós não sabemos o quanto a taxa de desemprego ainda pode subir. Mas, por enquanto, os investidores continuam com tendência positiva."