Economia

Confiança do consumidor nos EUA sobe ao maior nível desde setembro

;

postado em 29/05/2009 12:14
O índice de confiança do consumidor americano encerrou o mês de maio no maior nível em seis meses, mostra pesquisa elaborada pela Universidade de Michigan. O indicador, que já apresentava uma melhora na prévia registrada há duas semanas, ficou em 68,7 pontos neste mês, contra 65,1 pontos em abril. Com isso, o indicador chegou ao seu ponto mais alto desde setembro do ano passado, quando se agravou a crise financeira global devido à quebra do banco de investimentos Lehman Brothers. O número superou as previsões dos analistas, que projetavam uma alta até 68 pontos no indicador. "Comparando com a situação econômica de seis meses atrás, os consumidores retomaram um bom nível de esperança no país", afirmou Richard Curtin, diretor da pesquisa. Segundo ele, a maior parte do ganho da confiança pode estar ligada ao apoio dos consumidores e à avaliação favorável do pacote de estímulo do presidente dos EUA, Barack Obama. A confiança medida pela Universidade de Michigan é um dado importante porque serve como um termômetro da retomada do consumo nos EUA --que representa 70% da atividade econômica americana. De acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores ainda relatam alguma preocupação porque sua situação financeira havia piorado devido principalmente à queda na renda, à menor carga horária de trabalho e à perda de empregos. "Apesar da melhora no otimismo, os consumidores ainda se dizem preocupados com suas finanças frente à realidade do mercado", afirmou Curtin. Segundo dados do Departamento de Trabalho divulgados nesta semana, a taxa de desemprego nos EUA ficou em 5,1% na semana encerrada no dia 23 de maio, com 6,78 milhões de pessoas recebendo o seguro-desemprego. O volume de desempregados recebendo o benefício é o maior número desde 1967 e o 17° recorde seguido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação