postado em 29/05/2009 16:45
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje que "não é necessário ou justificável agora um IOF específico sobre a renda fixa, como eu já tinha deixado claro no Congresso". De acordo com Meirelles, neste momento não está em estudo a elevação deste imposto para investimentos em títulos públicos porque o fluxo de entrada de recursos no País está ocorrendo em outros mercados, especialmente para investimentos estrangeiros diretos e bolsa de valores. "Portanto, não é algo que se justifique neste momento.
Mas o presidente do BC ressaltou que o Poder Executivo acompanha detalhadamente a evolução dos fatos econômicos e que está pronto para adotar ações em quaisquer áreas. "Evidentemente, o governo está sempre atento, sempre olhando modificações de cenário. O governo está preparado para tomar qualquer medida que seja necessária em qualquer área, não só nas áreas mencionadas".
O presidente do BC fez os comentários após participar do 2º Encontro dos Presidentes dos Bancos Centrais do Brasil e da Argentina, com empresários dos dois países. O próximo evento deve ocorrer no dia 30 de outubro, em Buenos Aires.