Economia

AutoFest fomenta venda de zero km

Campanha promocional em 42 concessionárias movimenta a capital federal e deve resultar na comercialização de 5 mil veículos. Uma das facilidades é a rapidez na aprovação de financiamentos

postado em 01/06/2009 08:41
Muitos consumidores reservaram o fim de semana para comprar carro zero, atraídos pelas condições especiais oferecidas pelo AutoFest, evento organizado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF), que reúne 42 concessionárias da capital federal. O securitário Roniel Alberto de Aquino, por exemplo, levou para casa um Stilo Sporting por R$ 61 mil, modelo que ele ;namorava; há mais de um mês. ;Já venho procurando há um mês, um mês e meio. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) me estimulou bastante. É o principal motivador. E as condições estão boas;, comenta. Roniel deu como entrada seu carro atual e vai financiar o restante: R$ 41 mil em 60 meses, com uma prestação de R$ 1.083 mensais. ;Queria uma prestação um pouco menor, mas ficou dentro do que eu esperava;, observa. Segundo Hélio Aveiro, diretor de vendas do Sincodiv-DF, a expectativa é que sejam vendidos 5 mil automóveis até o próximo sábado, data de encerramento do evento. ;No último (evento) que fizemos em três dias, no ano passado, foram comercializados 2.622 carros. Como agora são mais dias e aproveitando o momento do mercado, devemos chegar a 5 mil;, afirma. Para não faltar carro, Hélio Aveiro explica que as concessionárias estocaram veículos com IPI reduzido. ;Quanto mais próximo o fim do prazo de redução do IPI, maior é a dificuldade de encontrar carro;, comenta. Segundo Aveiro, março foi o melhor mês de vendas para o setor, quando foram comercializadas 10.622 unidades. ;Junho deve vender mais que março;, estima. Na Estação Fiat, as vendas saltaram de 20 para 32 unidades no primeiro dia do evento, segundo Alessando Soldi, diretor da concessionária. Na Saga, a evolução foi de 30 para 45 carros vendidos por dia. ;O emplacamento médio de Brasília é de 7,5 mil carros por mês. A gente espera um aumento de 20% em junho;, ressalta Soldi, que também é diretor do Sincodiv. Segundo ele, maio fechou com 9.961 veículos vendidos. Crédito Uma das facilidades é a agilidade na aprovação do crédito. Soldi explica que as concessionárias trabalham com todas as financeiras, mas a instituição oficial é o HSBC, que oferece taxas de até 1,45% ao mês e financiamento em até 60 meses. ;Em cada loja terá um operador do banco para aprovar o crédito do cliente na hora. Mas não é exclusividade. Se o cliente quiser fazer o financiamento com outro banco também fechamos o negócio;, diz. Juntamente com a venda do veículo, as concessionárias oferecem um smartphone, desde que o cliente assuma o compromisso de aderir a um plano, no caso do iPhone 8GB, de 1,5 mil minutos mensais, com mensalidade de R$ 429,90. No caso do modelo N95, a oferta está atrelada a um plano de R$ 119,90 mensais, com franquia de 250 minutos. Para os dois aparelhos também é necessário contratar um pacote de dados de 1GB que custa R$ 69,90 por mês. Antes de aceitar a proposta, cabe ao cliente pesquisar outras opções de custos com esses modelos em outras operadoras.

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