postado em 02/06/2009 08:45
da Efe, em Nova York
São Paulo, SP (FolhaNews) - A fabricante de autopeças Delphi anunciou nesta segunda-feira que chegou a um acordo para vender parte de seus ativos a uma firma de capital privado, o que permitiria que saísse da proteção judicial de quebra sob a qual opera há mais de três anos.
"Após um longo período de complexas e difíceis negociações com uma ampla gama de interessados, temos certeza de que estas remodelações do plano de reorganização nos permitirão sair de [a proteção do] Capítulo 11" da Lei de Falências, disse hoje Rodney O´Neal, presidente e executivo-chefe do grupo.
A Parnassus Holdings II, uma filial da americana Platinum Equity, se encarregará de operar os negócios da Delphi assim que a empresa deixar a situação de quebra, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, graças a uma injeção de capital de US$ 3,6 bilhões.
"Um fornecedor saudável e sustentável é a melhor base para qualquer esforço para revitalizar a indústria automobilística", assegurou hoje em comunicado o presidente e executivo-chefe da Platinum, Tom Gores.
Além disso, a General Motors, sua matriz anterior e seu maior cliente, apresentará US$ 250 milhões para comprar algumas das fábricas da companhia nos Estados Unidos, enquanto outras que não se dedicam ao negócio fundamental da empresa serão vendidas aos poucos.
O acordo ainda precisa da aprovação do juiz Robert Drain, encarregado do caso no Tribunal Federal de Falência do Distrito Sul de Nova York, para o que se estabeleceu uma audiência em 23 de julho.