Economia

Empresas demoram a se adaptar às regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor

;

postado em 02/06/2009 09:01
O descumprimento da lei que regulamentou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) gerou 2.151 reclamações de consumidores brasilienses nos primeiros seis meses de validade da norma. Um levantamento divulgado ontem pelo Procon do Distrito Federal mostra que a falta de atendimento adequado resultou em 564 notificações para que as empresas concessionárias de serviço público se adaptem. De 1º de dezembro até ontem, o Procon aplicou 18 multas sobre 10 empresas que atuam na capital federal. Por não atenderem as normas, elas terão que desembolsar R$ 588,6 mil ao todo. Mesmo com a penalidade, as irregularidades devem continuar, na opinião do presidente do Procon-DF, Ricardo Pires. ;Apesar da fiscalização e das multas, ainda vai levar um tempo para se adaptarem. Torcemos para que até o fim do ano, quando a lei completa um ano de vigência, o cumprimento seja maior.; As principais queixas se referem ao não fornecimento do número do protocolo no início da ligação e ao descumprimento do prazo máximo de 60 segundos para atendimento pelo atendente. O setor de telefonia, fixa e móvel, responde por 52% do total de reclamações. Em seguida, aparecem as administradoras de cartão de crédito, com 13% do total, e os bancos comerciais, com 6%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação