postado em 02/06/2009 09:10
da Efe, em Washington
São Paulo, SP (FolhaNews) - A empresa automobilística GM (General Motors) informou hoje que chegou a um princípio de acordo para a venda de sua marca Hummer, de veículos 4X4, um dia depois de pedir proteção do "Capítulo 11" da Lei de Falências americana --o equivalente à concordata (ou recuperação judicial, no Brasil).
A GM não identificou nem o preço nem o comprador potencial, mas acrescentou que a transação salvará cerca de 3 mil postos de trabalho nos Estados Unidos.
O Hummer é a versão comercial do veículo militar Humvee. O acordo estipula que o comprador realizará um investimento significativo para financiar o futuro dos produtos Hummer, segundo a GM.
Além disso, a fábrica da GM em Shreveport, em Louisiana (EUA), continuará contratando a montagem dos modelos H3 e H3T, pelo menos durante 2010.
A General Motors declarou ontem a maior quebra industrial da história dos Estados Unidos, ao obter a permissão do Tribunal de Falências em Manhattan (Nova York) para vender seus ativos, após acumular uma dívida de US$ 172,8 bilhões.
O principal interessado nos ativos da GM é o Departamento do Tesouro dos EUA, que dará à empresa, fundada há 100 anos, bilhões de dólares para se transformar em seu principal acionista.
A General Motors passará por uma grande reestruturação e, em um prazo de 60 a 90 dias, emergirá nos Estados Unidos como uma nova companhia sustentada em suas marcas Cadillac, Chevrolet, Buick e GM.