postado em 02/06/2009 10:14
Campanhas promocionais em shoppings, enfeites e banners nas quadras comerciais do Distrito Federal anunciando o Dia dos Namorados (12/6) convoca parte da população às compras. Otimista, o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) estima para este ano um crescimento de pelo menos 5% nas vendas. No Dia das Mães (10/5), segunda melhor data para o comércio, o crescimento foi de 4.8%.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Antonio Augusto de Moraes, em 2008 as vendas no Dia dos Namorados foram ;muito boas;. ;Tivemos um crescimento de 7%, isso porque na ocasião estávamos em pleno aquecimento de mercado;, afirmou Moraes. Já para este ano, o presidente prefere apostar menos ;A crise global traz um certo reflexo. As pessoas estão mais cautelosas, mais isso também não faz com que elas deixem de consumir;, defende.
Mesmo com o feriado de Corpus Christi (11/12), que antecede o feriado e com isso muitos brasileiros devem deixar a capital, Moraes não acredita que isso prejudique o comércio. ;Brasília já recebe muita gente nos feriados, há sempre uma compensação. Enquanto alguns saem outros chegam à capital;, afirma. O Sindivarejista acredita que 800 mil pessoas devem passar pelas ruas, centros comerciais e shoppings de Brasília. O comércio ficará aberto durante todo o feriado.
A melhor data para o comércio é o Natal, seguido do Dia das Mães. Em terceiro, o Dia dos Namorados. Na data, os produtos mais procurados pelos consumidores são confecções de roupas e sapatos, perfumes, artigos esportivos, celulares, DvDs, bijuterias, livros, flores, bombons e eletrônicos.
Para estimular o consumo, muitas lojas já estão vendendo produtos parcelados com cartões de crédito ou cheques. As formas de pagamento mais usadas até o momento são cartões de crédito e de débito (68%), crediário (13%), à vista (11%) e cheques (8%). A faixa média do preço dos presentes é de R$ 68.
Nacional
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian de Expectativa Empresarial, divulgada nesta segunda-feira (1/3), para 70% dos empresários, o faturamento no Dia dos Namorados deverá recuar (28%) ou ficar estável (42%), em relação à mesma data no ano passado. Realizada com 1.010 executivos do varejo nacional, o levantamento aponta ainda que para 30% as vendas deste ano devem superar a marca registrada em 2008. O índice é 4 pontos percentuais menor do que a pesquisa de expectativas em relação ao Dia das Mães (na ocasião, 34% esperavam alta do faturamento em relação a 2008), segundo a Serasa.
Com informações da Folha News