postado em 02/06/2009 13:08
WASHINGTON - A gigante norte-americana da internet Google anunciou que venderá a partir deste ano novidades literárias em versão eletrônica, o que poderia afetar a empresa de vendas online Amazon, líder do mercado com seu livro eletrônico Kindle.
"Antes do final do ano, esperamos oferecer aos nossos sócios editoriais um meio adicional para vender seus livros", declarou em um comunicado Gabriel Stricker, porta-voz da Google. ;Queremos permitir que tornem seus livros acessíveis para serem comprados de qualquer aparelho que tenha acesso à internet", acrescentou.
O porta-voz não forneceu maiores detalhes sobre o projeto do grupo, mas, segundo o New York Times, trata-se de um projeto diferente do controverso programa de digitalização de obras lançado pela Google.
Segundo o jornal, este projeto permitiria aos editores vender diretamente seus títulos na internet, e os usuários poderiam ter acesso através de qualquer aparelho, incluindo os celulares, ao contrário do suporte único do livro eletrônico Kindle.
A empresa, que quer tornar acessível na internet todas as obras disponíveis no mundo, já digitalizou para a Google Books milhões de livros, graças a associações com bibliotecas. Mas o projeto é polêmico porque inclui também obras protegidas por direitos autorais.