postado em 02/06/2009 13:35
TÓQUIO, 2 junho 2009 (AFP) - O pior momento da crise econômica no Japão já passou e as perspectivas de recuperação parecem confirmar-se para o final do ano ou começo do próximo, declarou nesta terça-feira o ministro de Finanças e Política Orçamentária nipônico, Kaoru Yosano.
"Acho que a atividade econômica chegou ao fundo entre janeiro e março", declarou Yosano.
A atividade poderá recuperar-se a partir do presente trimestre (de abril a junho) e "manter essa tendência antes de alcançar um ritmo normal no final deste ano ou na primavera do próximo", precisou o ministro, artífice do quarto e último plano de reativação posto em prática pelo governo.
Para apoiar seu diagnóstico, que corrobora os recentes informes de conjuntura do Estado e do Banco do Japão, Yosano confirmou que a produção industrial estava se recuperando em vários setores, após cair vertiginosamente entre outubro e fevereiro.
O Japão atravessa desde a metade de 2008 sua pior recessão em mais de meio século. Seu Produto Interno Bruto (PIB) se contraiu durante quatro trimestres consecutivos, uma situação nunca vista, e perdeu 4% no primeiro trimestre de 2009 em relação aos três meses anteriores.