postado em 03/06/2009 09:12
A persistência, o olhar atento ao negócio e às exigências dos clientes levaram a empresa Thalyta Reis, de Goiânia (GO), a mudar seus padrões de confecção de roupas e a criar uma modelagem própria para a moda maior. Essa inovação em processo foi a saída para a sobrevivência da empresa, que quase quebrou em 2003 por conta da elevada inadimplência dos clientes.
A empresária Linamara dos Reis conta que abriu o negócio em 1999 e, na época, confeccionava roupas para um público diversificado. Em 2003, quando chegou a ter a devolução de cheques de clientes no equivalente à quase R$ 80 mil, Linamara precisou de uma solução para sair dessa dificuldade. Ela e o marido, que cuidam juntos da empresa, decidiram fechar duas das três lojas que tinham; uma continuou funcionando para assegurar uma renda.
;Foi bem no meio desse furacão que conseguimos olhar melhor para nosso negócio, porque ou a gente achava algo que ia dar certo, ou fecharíamos de vez as portas. Foi quando achamos um caminho para superar a crise e começar a crescer. Meu marido percebeu que tudo o que fazíamos no tamanho ;G; vendia mais rápido. Nos tamanhos menores, a gente sempre precisava fazer liquidação;, diz.
A partir dessa percepção, Linamara começou a fabricar mais peças no tamanho ;G;. Com essa atitude, o capital girou dentro da empresa e trouxe um novo ânimo para os empreendedores. Linamara procurou o Sebrae e fez cursos para encontrar mais soluções. O grande salto ocorreu quando ela iniciou a produção da moda maior arriscando-se na confecção de peças ;GG;.
;A procura foi grande, mas percebi que as roupas acima do ;G; não vestiam bem. Uma hora apertava no seio, outra hora na barriga. Vi então que não bastava apenas aumentar proporcionalmente toda a modelagem para fazer um tamanho maior. Precisava criar um padrão diferenciado para que as roupas ficassem bem nas pessoas;, explica.
Modelagem maior
A solução foi sair às ruas e pedir para que mulheres 'maiores' fossem até a confecção e experimentassem as roupas. ;Pedia com muito jeito e, sem saber, estava fazendo pesquisa de mercado com as minhas futuras clientes;, diz Linamara. Com essa pesquisa, ela percebeu que as mulheres não engordam de maneira uniforme e que, em comum, adquirem a tendência de não comprar roupas novas.
Após tirar diversas medidas das mulheres que gentilmente experimentaram as roupas, Linamara conseguiu criar um molde para aumentar de forma diferenciada os tamanhos maiores. E, escolheu tecidos que tinham mais caimento. A partir daí, a loja Thalyta Reis passou a vender somente moda maior, ou seja, da numeração 44 a 56.
;Além da modelagem própria, trabalhamos com uma roupa que tem informação de moda, segue tendências. Caminhamos agora para alcançar o objetivo de fazer com que as pessoas se sintam bem ao comprar moda maior;, conta.
Linamara inovou também na forma de vender. Para isso, transformou os tamanhos da moda maior em numeração de um a quatro. E, as vendedoras são bem treinadas para identificar o número que a cliente veste. ;A idéia é evitar que elas experimentem um número menor e se sintam constrangidas em pedir um tamanho maior. É sempre melhor errar entregando uma peça de número maior;, diz.
A dificuldade que apareceu em 2003 foi superada totalmente pela empresa com inovação. Hoje são duas lojas e uma fábrica. ;É importante não ter vergonha e pedir ajuda, pois existem muitas instituições qualificadas para apoiar o empresário. Pecamos muito por falta de conhecimento. Na dificuldade, a gente só pensa que precisa de uma mala de dinheiro para pagar as contas. Mas isso não resolveria o nosso problema e não faria a nossa empresa crescer. Somente com o conhecimento do nosso negócio é que conseguimos enxergar as oportunidades que se abriam para a empresa;, ensina Linamara.