postado em 03/06/2009 11:42
As Bolsas norte-americanas abriram em baixa nesta quarta-feira, afetadas principalmente pela preocupação com a continuidade do corte de vagas no mercado de trabalho.
Os investidores encontraram pouco incentivo do setor privado. A consultoria de recursos humanos ADP Employer Services projetou a perda de 532 mil postos em maio. A cifra foi superior às projeções de analistas do mercado, que esperavam um número em torno dos 525 mil. No mês passado, a mesma consultoria havia estimado a perda de 491 mil postos de trabalho em abril.
Por volta das 11h10 (horário de Brasília), o Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- recuava 0,97%, para 8.655,65 pontos, enquanto o ampliado S 500 perdia 1,32%, para 932,27 unidades. Na Bolsa tecnológica Nasdaq, o indicador Nasdaq Composite tinha baixa de 0,87%, para 1.820,74 pontos.
Embora o relatório ADP tenha mostrado uma ligeira melhoria, é apenas mais uma em um extensa lista, disse Alan Gayle, estrategista sênior de investimentos do RidgeWorth Capital Management. "Nós acreditamos que as expectativas do mercado estão mudando por mera questão de sobrevivência, afinal menos ruim não é o suficiente", disse à agência de notícias Associated Press.
Além disso, as encomendas às indústrias nos EUA totalizaram US$ 344 bilhões no mês de abril, em um crescimento de 0,7% sobre março, no segundo mês de alta desse indicador em três. Economistas do setor financeiro projetavam incremento em torno de 0,9%.
O mercado também aguarda o discurso do presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano), Ben Bernank, que falará hoje ao Congresso.