postado em 04/06/2009 08:43
As principais Bolsas de Valores da Ásia recuaram nesta quinta-feira, repercutindo os dados sobre o emprego e o setor de serviços na maior economia do mundo, os Estados Unidos. As quedas nos preços das commodities ajudaram a puxar os negócios para o negativo na região.
O índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio (Japão), perdeu 0,75%, indo para os 9.668,96 pontos. O índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 0,40%, para 18.502,77 pontos. O índice Seul Composite, da Coreia do Sul, desvalorizou 2,60%, indo para 1.378,14 pontos. O índice ASX, da Austrália, fechou em queda de 1,92%, a 3.932,50 pontos.
Ontem, o ISM (Instituto de Gestão de Fornecimento, na sigla em inglês) apontou uma melhora do nível de atividade do setor de serviços entre abril e maio, embora essa área da economia ainda esteja em contração nos EUA.
Outra entidade privada, a ADP apontou que foram perdidos 532 mil postos de trabalho no setor privado em maio. A projeção da ADP ganha importância porque é vista como um adiantamento do evento mais importante da agenda econômica desta semana: o boletim do Departamento de Trabalho dos EUA sobre desemprego e abertura de vagas, na sexta-feira.
O Departamento de Comércio dos EUA informou um crescimento de 0,7% no volume de encomendas às indústrias em abril, abaixo do esperado por economistas do setor financeiro.
Na Ásia, ações de mineradoras como BHP Billiton e Rio Tinto, a primeira e a terceira maior do setor, recuaram mais de 5% em decorrência das quedas nos preços das commodities. A petrolífera Cnooc (China National Offshore Oil Corporation) também teve perdas, de 2%.
Analistas culparam as altas das semanas anteriores pelas leves perdas, resultado do movimento de realização de lucros dos investidores. "Onde estão as dúvidas sobre a recuperação econômica com toda essa volatilidade? As coisas parecem melhorar, mas se continuarmos a verificar dados econômicos ruins ficaremos preocupados", afirmou Matt Riordan, corretor da Paradice Investment Management.