postado em 04/06/2009 08:44
A ministra de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Elvira Nabiúlina, afirmou que a recuperação da economia do país começará "não antes do fim deste ano ou o começo do próximo", em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal econômico "Vedomosti".
"Atualmente as estatísticas não são positivas: no primeiro trimestre a queda (do Produto Interno Bruto, PIB) foi de 9,5%, e entre janeiro e abril de 9,8 %", admitiu.
Nabiúlina acrescentou que, apesar de observar sintomas de que a contração da economia russa continua, esta já não é no mesmo ritmo dos meses anteriores.
A ministra ressaltou que não há uma compreensão clara de que as tendências positivas que atualmente se observam na economia mundial tenham caráter durável. "Subsistem os riscos para a economia mundial, da qual dependemos", acrescentou.
O Ministério de Desenvolvimento Econômico, que inicialmente tinha calculado para este ano uma queda do PIB de 2%, corrigiu suas previsões e previu que em 2009 a economia caíra entre 6% e 8%.
A economia da Rússia, muito dependente das exportações de combustíveis, se contraiu 10,5% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou o vice-ministro da Economia russo, Andrei Klepach, citado por agências de notícias do país.
Segundo Klepach, o Ministério da Economia ainda prevê que em 2009 o PIB da Rússia sofrerá uma contração de 6% a 8%. Entre outros dados sombrios, o ministro informou que o superávit comercial da Rússia em abril foi a metade do obtido em abril de 2008, caindo de US$ 14,8 bilhões para US$ 7,5 bilhões.