Economia

Vendas nas redes de varejo nos EUA recuam em maio

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postado em 04/06/2009 12:47
As vendas nas redes de varejo americanas tiveram em maio um recuo maior que o esperado por analistas do setor, mostrando que a alta do desemprego no país segue reduzindo a demanda. Segundo cálculo preliminar da Goldman Sachs e da International Council of Shopping Centers, as vendas no conceito mesmas lojas --que contam apenas as vendas das lojas abertas há pelo menos um ano-- recuou 4,6%, contra previsão de queda de 3,6% feita por analistas. O recuo é puxado principalmente pelas lojas de produtos de luxo e pelas lojas de departamentos, enquanto que na outra ponta as lojas de desconto e de produtos para adolescentes avançam. A análise dos números, porém, está prejudicada pelo fato do Wal-Mart --maior rede varejista do mundo e responsável por certa de 10% das vendas do varejo nos EUA-- não ter divulgado seus números. Segundo o presidente da empresa de consultoria de varejo Retail Metrics, Ken Perkins, isso é um sinal de que a situação também não foi boa para a gigante do setor. Os dados do varejo americano são considerados importantes para a análise da economia americana, já que o consumo responde por cerca de 70% da atividade econômica do país.

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