postado em 05/06/2009 10:40
O Banco do Japão (BC do país) considera a possibilidade de elevar sua avaliação sobre a economia japonesa pela segunda vez em três semanas, devido à melhoria nos indicadores de exportação e produção, segundo fontes do banco ouvidas pela agência de notícias Reuters.
No mês passado, o banco avaliou que a economia japonesa estava piorando, mas na reunião da diretoria da instituição programada para os dias 15 e 16 deste mês a expectativa é de que essa avaliação seja positiva, segundo a Reuters.
Apesar disso, no entanto, a revisão pode servir apenas para traçar um cenário menos pessimistas, ao invés de uma mudança para otimismo, dizem analistas ouvidos pela agência.
Na terça-feira (2), o ministro de Finanças e Política Orçamentária nipônico, Kaoru Yosano, disse que o pior momento da crise econômica no Japão já passou e as perspectivas de recuperação parecem confirmar-se para o final do ano ou começo do próximo.
O Japão atravessa desde a metade de 2008 sua pior recessão em mais de meio século. Seu PIB (Produto Interno Bruto) se contraiu durante quatro trimestres consecutivos, uma situação nunca vista, e perdeu 4% no primeiro trimestre de 2009 em relação aos três meses anteriores.