Economia

Lojistas esperam aumentar o faturamento em 5% no dia dos namorados

;

postado em 06/06/2009 08:46
Com corações e declarações de amor espalhados pelas vitrines, os lojistas de Brasília se preparam para a chegada do Dia dos Namorados. A data se tornou muito especial para o comércio local e os investimentos individuais dos centros comerciais foram de até R$ 500 mil. Muitos apostam em brindes e sorteios como forma de atrair os consumidores. A expectativa é de bom retorno para as campanhas promocionais. Segundo estimativa do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), as vendas devem ser 5% maiores que as do ano passado. A Federação do Comércio (Fecomércio) aposta em aumento médio de 1,23%. A projeção de alta no faturamento varia de um segmento a outro. As lojas de celular, por exemplo, acreditam que venderão 15% a mais que na mesma época do ano passado. ;Os lojistas estão entusiasmados, mas vivem em um cenário diferente do ano passado;, afirma o senador Adelmir Santana (DEM-DF). Os shoppings são os mais otimistas e chegam a apostar em incremento de 25% nas vendas. O objetivo das atividades de marketing dos shoppings é levar os consumidores mais cedo às lojas. Normalmente, muitos deixam a compra do presente para os últimos momentos antes da comemoração. Andréia Gomes, 28 anos, foi com a filha, Letícia, 10, escolher o presente do marido. A ideia é dar algo diferente dos outros anos. Sem saber o que comprar, a consumidora pretende procurar mais e adiar a decisão. ;Acho divertido isso, ia gostar de comprar e ganhar presente nesta época;, brinca Letícia, que ainda nem pensa em namorar. Idalina Martins, 28, namora há 10 anos e acha complicado encontrar um presente diferente a cada Dia dos Namorados. Para ela, os produtos feitos especialmente para a data são boas opções para agradar. A decisão, no entanto, deve ser tomada mais perto da data. Planejamento Neste ano, pretende-se favorecer uma antecipação dessas vendas. Para isso, as promoções são mais vantajosas para quem sair à procura da lembrança antes da hora. No Conjunto Nacional, por exemplo, estão sendo sorteados 22 pacotes para um fim de semana nos hotéis da rede Club Med de Itaparica e Porto Seguro, ambos na Bahia. Pode participar quem consumir R$ 150. Os clientes que comprarem com o cartão Visa dobram a chance de ganhar. ;Junho tem se tornado um mês melhor que maio, quando comemoramos o Dia das Mães, porque mexe com outros segmentos e não apenas o feminino;, afirma João Marcos Mesquita, gerente de marketing do Conjunto. A previsão é de expansão de 10% no fluxo e nas vendas. Os clientes do ParkShopping vão concorrer a 15 pacotes para Paris a cada R$ 400 em compras. Tendo a França como tema da campanha, o centro comercial espera crescer 25% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado e 8% no movimento. ;Investimos R$ 500 mil na campanha e procuramos aprimorar nosso mix;, diz Marcelo Martins, superintendente do ParkShopping. ;Não sentimos crise nas vendas;, acrescenta. No Pátio Brasil, o investimento foi de R$ 380 mil para uma aposta de alta de vendas e fluxo de 8%. O Brasília Shopping gastou R$ 300 mil e espera elevar a receita em 15% e o número de clientes em 10%. No Terraço, os consumidores podem concorrer a 10 pequenos computadores portáteis. Cada R$ 100 em compras entre 1º e 27 de junho dá direito a um cupom para participar do sorteio. No Taguatinga Shopping, o brinde é um carro. A cada R$ 150 em compras, o consumidor concorre a um Siena. Com isso, o centro comercial espera expandir as vendas e o número de clientes em 20%. No Alameda Shopping, o prêmio é um Fiat Uno. O cupom pode ser trocado por R$ 120 em notas fiscais. Para a administração, o movimento deve crescer 8% e as vendas podem ficar até 11% maiores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação