postado em 07/06/2009 09:25
NUSA DUA - O Grupo Cairns de 19 grandes exportadores agrícolas iniciou neste domingo na Indonésia uma reunião ministerial na qual participam também EUA e Índia, para impulsionar as negociações multilaterais de comércio em um contexto de crise mundial.
O Grupo Cairns, que inclui países emergentes como Brasil e Argentina e industrializados como Canadá e Austrália, deve pedir ao final de seu encontro de três dias o desbloqueio das negociações da Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial e condenar o número crescente de medidas protecionistas.
O representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, o ministro de Comércio da Índia, Anand Sharma, e o diretor geral da OMC, Pascal Lamy, participam nas discussões, no luxuoso balneário de Nusa Dua, na ilha de Bali.
Kirk e Anand, ambos novos em seus cargos, celebrarão nesta segunda-feira seu primeiro encontro bilateral.
Uma disputa entre Estados Unidos e Índia sobre os critérios para autorizar um país pobre elevar suas tarifas aduaneiras para defender seus produtores agrícolas, provocou em julho passado o colapso de última hora das negociações da Rodada de Doha em Genebra.
Na reunião da Indonésia também participam representantes da China, Japão e União Europeia (UE).
O Grupo Cairns é integrado por Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Paraguai, Peru, África do Sul, Tailândia e Uruguai.