Economia

Redução de IPI eleva a venda de carros à vista

;

postado em 08/06/2009 08:24
A décima edição do AutoFest superou as expectativas do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF). O diretor de vendas da entidade, Hélio Aveiro, estima que as 42 concessionárias participantes superaram a meta de vender três mil carros nos 10 dias da promoção. ;Os números não foram fechados, mas em três dias atingimos 75% da meta de vendas;, comenta Aveiro. Na Brasal, autorizada Volkswagen, o gerente de vendas, Márcio Celso Araújo, avalia positivamente a campanha. ;Vendemos 35% acima do que em dias sem o festival.; Ele explica que, dos carros vendidos, cerca de 70% são financiados em planos de 60 e 48 meses porém o pagamento à vista surpreendeu. ;Normalmente as vendas financiadas chegam a representar 75% do total. Não me surpreendo se agora esteja chegando a 60%. Acho que as pessoas se organizaram e querem aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).; As vantagens de negociação e formas de pagamento atraíram o casal Valdir Almeida de Moura Filho, de 51 anos, e Simone Teixeira de Carvalho, 52 anos, no último dia do AutoFest. Eles aproveitaram a oportunidade para cumprir uma promessa feita à filha Marina Carvalho, de 21 anos: compraram um Fox vermelho como presente por ela ter sido aprovada no vestibular para biologia. ;O pagamento da promessa está atrasado. Só agora conseguimos juntar dinheiro suficiente;, diz a professora aposentada. O pagamento foi feito à vista depois de uma longa negociação com o vendedor. ;A nossa intenção era pesquisar mais. Saímos de casa com essa ideia. Fechamos a compra porque o vendedor soube negociar;, conta Valdir. Esta edição do AutoFest teve a participação de um número recorde de concessionárias: 42 revendas. A quantidade de adesões fez com que os empresários decidissem promover o festival nas próprias lojas. ;Com tantas empresas, não haveria um local adequado para acomodar todo mundo;, explica Aveiro. Na avaliação do diretor de vendas do Sincodiv-DF, a estratégia foi positiva. ;Envolvemos todas as áreas das empresas.; Márcio Araújo, da Brasal, acrescenta que as promoções nas lojas beneficiou os clientes. O balanço final do evento será divulgado hoje. Em 2008 foram comercializadas 2.622 unidades em três dias de festival. Mudança é criticada Nem todos os participantes estão comemorando. Na Estação Fiat, o gerente de vendas, Alexandre Hoffman, disse que o AutoFest não aumentou a procura por carros. ;As vendas não mudaram nada.; O gerente conta que, aos sábados, a loja do Setor de Indústria vende 70 unidades e que no último dia de festival 48 foram comercializados. ;O resultado está abaixo das expectativas, bem abaixo;, lamenta. O gerente da Estação Fiat acredita que, se o AutoFest ocorresse com todas as revendas no mesmo local, seria mais vantajoso para a loja. ;Nem tem comparação. O feirão é melhor quando estão todos juntos, gera competitividade.; Outra reclamação de Alexandre é com relação à promoção do telefone, feita em parceria com a TIM. Segundo ele, dos mais de 200 clientes do festival, somente um quis o telefone. ;A maioria nem perguntou pelo telefone.; Ao comprar um veículo, as concessionárias ofereciam um smartphone vinculado a um plano pós-pago. As opções eram um iPhone 8GB com plano de 1,5 mil minutos mensais por R$ 429,90 ou um N95 com 250 minutos cuja mensalidade é de R$ 119,90. Nos dois casos seria necessário adquirir um pacote de dados de 1GB ao custo de R$ 69,90 por mês. (LN)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação