postado em 08/06/2009 12:42
KUALA LUMPUR - A fabricante europeia de aviões Airbus disse nesta segunda-feira (8/6) que será difícil atingir a meta de receber 300 encomendas de aeronaves este ano. Até o momento, a fabricante recebeu apenas 30 encomendas. Apesar disso, o diretor operacional da empresa, John Leahy, não alterou a meta. "Prevemos aumento da atividade econômica para o segundo semestre. Ainda me atenho ao número de 300 como um objetivo difícil para as encomendas neste ano", afirmou.
O executivo afirmou que a prioridade do grupo é atingir a meta de 3,5 mil aeronaves nos pedidos em carteira. "Receber novas encomendas é secundário na atual conjuntura", disse Leahy. Ele acrescentou que a fabricante vai manter este ano a produção nos mesmos níveis do ano passado, quando entregou 483 aviões, e afirmou que é difícil traçar uma estimativa para 2010 agora.
O executivo disse também que a Airbus está em negociações com a United Airlines, que pediu que a fabricante europeia e a norte-americana Boeing disputem entre si uma encomenda de 150 aviões que poderá ser feita pela operadora. No total, essa encomenda pode superar US$ 10 bilhões. Leahy, no entanto, não entrou em detalhes sobre essa transação.
Voo 447
O executivo afirmou ainda que o modelo A330, utilizado pela Air France no voo 447 rota Rio-Paris, que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio, é um avião confiável, mas recusou-se a comentar as possíveis razões do acidente aéreo, que matou cerca de 230 pessoas. "Ainda é cedo demais para especular sobre isso. Deixemos os investigadores prosseguirem com as investigações", afirmou.