postado em 08/06/2009 13:19
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros do petróleo oscilam em queda, mas perto da estabilidade, pressionados pelo fortalecimento do dólar em relação a moedas como o euro. "O dólar quebrou uma tendência de declínio observada desde abril e está pesando sobre as commodities", disse Tom Bentz, analista e operador do BNP Paribas Commodity Futures.
Às 12h54 (de Brasília), o contrato do petróleo com vencimento em julho negociado na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) caía 0,2%, para US$ 68,30 o barril. Em Londres, o contrato do petróleo tipo Brent para julho perdia 0,41%, para US$ 68,06 o barril.
A queda dos preços era limitada pelos comentários do executivo-chefe da Royal Dutch Shell, Jeroen van der Veer, sobre uma potencial disparada no valor do barril devido à escassez de investimentos na produção do setor petrolífero.
"(A indústria de) petróleo e gás não conseguirá suprir a demanda adicional após a reviravolta da economia e o excesso de capacidade vai desaparecer", disse Veer durante uma conferência na Ásia, acrescentando que a próxima arrancada nos preços do petróleo está em formação.
Esta semana será carregada de dados importantes para os investidores. O Departamento de Energia dos EUA (DOE) publica amanhã seu prognóstico de curto prazo para o setor de energia. Na quinta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulga o boletim mensal sobre o mercado de petróleo e, na sexta-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) publica seu relatório mensal.