Economia

Após compra do Ponto Frio, Pão de Açúcar planeja domínio em eletrodomésticos

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postado em 08/06/2009 13:42
O objetivo por trás da compra do Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar, anunciado nesta segunda-feira (8/6), é buscar o domínio do varejo de eletrodomésticos - setor que o grupo elencou como prioritário há cinco anos mas só agora dá um passo decisivo. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, o domínio das vendas desses produtos é fundamental para o crescimento e a manutenção do setor, uma vez que os produtos alimentícios --desde sempre especialidade do grupo - tem cada vez mais uma rentabilidade e uma atração por parte dos consumidores reduzidas. "É muito importante dominar os não-alimentos porque é atual, é moderno, é o que desperta o interesse dos consumidores", disse Diniz durante o anúncio da compra do Ponto Frio, cujo controle custou R$ 824,5 milhões mas pode chegar a R$ 1,165 bilhão dependendo da adesão dos acionistas minoritários da empresa. A aquisição de uma rede especializada era fundamental para esse objetivo, explicou Diniz, pelo fato das compras desses produtos ser concentrada nelas. 85% de todos os eletrodomésticos do país são vendidos nessas lojas, e o restante em hipermercados ou através de sites na internet. Além disso, é um ramo concentrado: as 10 maiores redes - a Ponto Frio é a segunda maior delas - respondem por 40% das vendas. A partir da compra, o Pão de Açúcar deverá responder por 26% das vendas totais de eletrodomésticos do país, e esses produtos serão responsáveis por pouco mais de 60% do faturamento do grupo. Manutenção da marca O Ponto Frio foi o alvo escolhido, segundo os executivos da empresa, por ter lojas bem localizadas - praticamente sem sobreposição às lojas Extra Eletro, a rede de eletrodomésticos do Grupo Pão de Açúcar-- e uma marca forte no mercado. "Muitas poucas das 455 lojas precisarão ser fechadas, é um número irrisório", disse Diniz. Por esse mesmo motivo, o Pão de Açúcar diz não vislumbrar demissões imediatas. Com a compra, o grupo passará a ter 79 mil empregados, "podendo passar da casa dos 80 mil no médio prazo", disse o executivo. O diretor-presidente do Pão de Açúcar, Claudio Galeazzi, informou ainda que a marca Ponto Frio deverá ser mantida. "A princípio manteremos as marcas", disse. Porém, lembrou que a companhia está promovendo uma pesquisa que vai deixar mais claro se essa é mesmo a decisão correta. "Por exemplo, quando compramos o Sendas, mantivemos a marca no Rio, porque lá era muito forte", explicou.

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