postado em 08/06/2009 15:23
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou nesta segunda-feira que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano será negativo. Apesar disso, ele disse que não faria uma previsão numérica.
"Certamente será negativo, mas estaremos olhando pelo retrovisor porque a economia já está dando sinais de recuperação", afirmou o ministro em seminário sobre a crise realizado em São Paulo.
Para este ano, Mantega reafirmou a expectativa de que a economia brasileira cresça 1%. "Este ano trabalhamos com 1%, mas isso é mais uma meta que uma projeção. É dum desafio", disse. Questionado se isso não seria um sonho, o ministro respondeu que no Ministério da Fazenda "não dá tempo para sonhar".
Para 2010, Mantega reafirmou esperar um crescimento de 4% da economia. Mais tarde, em entrevista a jornalistas, o ministro disse que já no segundo trimestre será possível ver alguma recuperação. Segundo ele, porém, o crescimento ainda será "fraquinho".
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o PIB do período janeiro-março de 2009 nesta terça-feira. A previsão do mercado é de uma retração de 1,5%. o que seria o segundo trimestre seguido de queda e, tecnicamente, a entrada do Brasil em recessão.