postado em 09/06/2009 17:42
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 2,15 bilhões para a ALL (América Latina Logística). Os recursos serão aplicados no plano de investimentos da companhia que engloba o período 2009-2012.
O plano prevê a ampliação da capacidade das ferrovias da ALL, que permitirão atender a indústrias e escoar a produção nas regiões atendidas pela companhia. Estão previstas a aquisição de 143 locomotivas e reforma e recuperação de outras 88 unidades. O plano contempla também a aquisição, recuperação e reestruturação de 11 mil vagões.
"O apoio do BNDES corresponde a aproximadamente 73% do investimento financiável, que inclui melhoramentos na via permanente, aquisição de material rodante e de equipamentos, instalação de sistema de informática e de segurança nas operadoras ferroviárias Malha Sul, Malha Paulista, Malha Oeste e Malha Norte", informou em nota o BNDES.
A ALL é responsável por uma malha ferroviária de mais de 21 mil quilômetros de extensão, que passam por São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a região Central da Argentina.
A frota da companhia é de cerca de 1.100 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e de terceiros.