postado em 10/06/2009 19:54
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (10) a líderes da base aliada que quer agilidade na conclusão do projeto de exploração da camada do pré-sal. Uma comissão interministerial já trabalha na elaboração de um novo marco regulatório para o setor de petróleo e exploração do pré-sal.
"O presidente está insistindo muito para que tenhamos rapidamente o projeto completo para ser enviado (ao Legislativo). É claro que um projeto dessa magnitude, que envolve trilhões de dólares, é algo que precisa ser feito com todo cuidado, inclusive para não gerar questionamentos", disse a líder do governo no Congresso, Ideli Salvati (PT-SC), após reunião com Lula.
Segundo ela, ainda há acertos de texto a serem feitos no projeto para dar a ele uma redação que não gere qualquer dúvida jurídica a respeito do pré-sal.
Pela manhã, o presidente reuniu-se com Ideli Salvatti, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
Segundo Fontana, foi apresentado ao presidente um balanço das votações no Congresso, das medidas provisórias e demais assuntos de interesse do governo que tramitam no Congresso.
Antes, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), foi recebido por Lula. A reunião entre eles durou cerca de 40 minutos e, de acordo com o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, eles conversaram sobre o cenário político da Câmara.