postado em 11/06/2009 08:00
Quem ainda não comprou o presente de Dia dos Namorados tem, hoje, uma boa oportunidade de procurar o que deseja. De olho nas vendas para a comemoração, o comércio funciona em horário normal neste feriado. Os principais shoppings da cidade abrem de 10h à s 22h e muitas lojas de rua trabalham a todo o vapor para garantir um crescimento em relação ao ano passado. A abertura dos estabelecimentos só foi possÃvel por causa de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) e o Sindicato dos Comerciários. Para não prejudicar os funcionários, as lojas não podem manter o vendedor mais de seis horas no posto neste feriado. A abertura do comércio de rua está condicionada à vontade dos donos das lojas.
Para o senador Adelmir Santana (DEM-DF), presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), o funcionamento no feriado de Corpus Christi é fundamental para que as vendas se concretizem. Segundo pesquisa da Fecomércio, a expansão deve ser de até 15% em alguns segmentos do varejo como, por exemplo, o de revendas de celulares. Na média, a entidade estima que o crescimento será de 1,23%.
Apesar da média prevista pelos lojistas não ser muito tentadora, o resultado será superior ao do ano passado, que já foi muito bom. ;Neste ano, BrasÃlia não tem sentido muito a crise, mas, mesmo assim, o consumidor está mais reticente, mais cuidadoso;, afirma Santana. Nas contas do Sindivarejista, as vendas devem subir 5% em relação ao mesmo perÃodo do ano passado. Antônio Augusto de Moraes, presidente da entidade, acredita que esse número possa ser até maior por causa do movimento observado nas lojas nos últimos dias.
João Marcos Mesquita, gerente de marketing do Conjunto Nacional, também está otimista. Por lá, as vendas de quarta, quinta e sexta-feira devem representar 60% do total para o Dia dos Namorados. ;Decidimos abrir de 10h à s 22h pela nossa projeção de movimento;, diz. O mesmo acontece no ParkShopping, que aposta pesado nas vendas de hoje. A estimativa do centro comercial é ver o faturamento crescer 25% nesta data. ;A expectativa é a melhor possÃvel já que este dia é muito importante para o varejo;, afirma o superintendente Marcelo Martins. ;O fato de ser feriado não atrapalha em nada, é mais um dia, mais uma oportunidade para vender;, acrescenta.
» Ouça entrevista: com Marcelo Martins, superintendente do ParkShopping