postado em 11/06/2009 16:44
As bolsas europeias fecharam em alta nesta quinta-feira pela terceira sessão consecutiva, lideradas pelos papéis das fabricantes de medicamentos e bancos enquanto os investidores continuam a espera de sinais de recuperação da economia global. O índice pan-europeu Dow Jones Stoxx 600 subiu 1%, a 214,80 pontos.
Em termos de mercados locais, o índice FTSE-100 da Bolsa de Londres registrou ganho de 0,6%, a 4.461,87 pontos, enquanto em Frankfurt, o DAX-30 avançou 1,1%, para 5.107,26 pontos, e em Paris, o CAC-40 subiu 0,6%, para encerrar o dia a 3.334,94 pontos. Nos Estados Unidos, os mercados operam em alta, enquanto as bolsas asiáticas apresentaram um sessão mista.
Empresas do setor farmacêutico foram o destaque de alta do dia, com as ações do laboratório suíço Roche Holding avançando 2,2%. A GlaxoSmithKline, que subiu 2,6%, teve seu rating elevado pela Morgan Stanley de underweight para equalweight, com a corretora notando a recente performance abaixo da média das ações da empresa em relação aos setor.
A corretora também elevou sua perspectiva do setor para atrativo afirmando acreditar que os atuais preços já embutem tanto as incertezas políticas nos EUA no curto prazo quanto a crescente pressão econômica.
Ações do setor bancário também registraram forte desempenho hoje com a HSBC Holdings fechando em alta de 2,3% e o BNP Paribas subindo 2,6%. O Credit Suisse se mostrou cauteloso sobre o setor com preocupações sobre a pressão das margens, mas elevou o HSBC de neutro para outperform.