Economia

Vendas da Volkswagen caem 7% no mundo até maio

;

postado em 12/06/2009 11:22
Frankfurt, Alemanha - O grupo automobilístico alemão Volkswagen vendeu até maio 2,49 milhões de veículos no mundo todo, 7% a menos que no mesmo período de 2008, devido à fragilidade do mercado automobilístico. O diretor de vendas da Volks, Detlef Wittig, disse que "não há sinais de recuperação nos mercados globais". "Com exceção da China, os mercados globais de carros de passeio não mostram sinais de recuperação. Também não está claro se os mercados já chegaram ao fundo", afirmou. No entanto, a empresa informou nesta sexta-feira (12/6) que as vendas globais em maio subiram 1,5%, para cerca de 556 mil unidades, frente ao mesmo mês do ano passado. A principal marca da empresa, a Volkswagen, aumentou as entregas em 10,2% em maio, para 351 mil veículos, em comparação ao mesmo período de 2008. As turbulências nos mercados automobilísticos globais levaram a diferentes tendências nas regiões. A Volks reduziu as vendas no mês passado na Europa (-6,4%) e na América do Sul (-3,5%), enquanto registrou aumento na Rússia (4%) e na China (45,2%). Na Alemanha, a Volkswagen vendeu em maio pouco mais de 127 mil veículos, 36% a mais que um ano antes, devido aos efeitos positivos do subsídio de desmantelamento impulsionado pela demanda de modelos como o Fox, Polo, Golf e Tiguan. No dia 29 de abril, a Volks reviu seu balanço no primeiro trimestre deste ano e informou que seu lucro foi de 263 milhões de euros (US$ 367,9 milhões, no câmbio de hoje), uma queda de 72% em comparação com o mesmo período de 2008. No dia 22 do mesmo mês, a empresa havia anunciado um faturamento de 243 milhões de euros (US$ 327,3 milhões), 74% a menos que os 929 milhões de euros obtidos no primeiro trimestre de 2008. Mesmo com queda nos lucros e nas vendas, a Volkswagen viu sua participação de mercado (market share) subir de 9,7%, há um ano, para 11%. A empresa atribui a alta aos planos de incentivos à indústria em seus principais países consumidores - Alemanha, China e Brasil - foram os responsáveis pelo aumento de sua fatia de mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação