postado em 12/06/2009 11:51
São Paulo - A confiança do consumidor americano registrou no início deste mês o maior resultado desde setembro do ano passado, ficando em 69 pontos, informou nesta sexta-feira (12/6) a Universidade de Michigan, que apura o indicador.
No mês passado, o índice ficou em 68,7 pontos. O resultado de hoje, no entanto, ficou ligeiramente abaixo do esperado pelos analistas, que previam que o indicador ficaria em 69,5 pontos.
A expectativa dos consumidores para a economia nos próximos 12 meses ficou em 61 pontos, abaixo dos 75 de maio. Para a inflação no ano, a expectativa é de uma alta de 3,1%, maior índice desde outubro do ano passado; no mês passado, o indicador ficou em 2,8%.
"A incerteza sobre empregos e salários continua alta e constitui uma barreira significativa para o planejamento das compras", diz a pesquisa da universidade, segundo a agência de notícias Reuters.
"A recuperação econômica deve ser mais fraca que o previsto, levando os consumidores a esperarem um período mais longo até que a recuperação ganhe ímpeto."