postado em 16/06/2009 10:06
O grupo Koenigsegg, butique sueca de fabricação de supercarros, fechou acordo para comprar da montadora norte-americana General Motors (GM) a unidade sueca Saab. O valor da transação não foi divulgado.
"O fechamento deste acordo representa a melhor chance para a Saab emergir como uma companhia mais forte", disse o presidente da GM Europa, Carl-Peter Forster. A venda, que deve ser concluída até o fim do terceiro trimestre deste ano, inclui um compromisso de financiamento de US$ 600 milhões por parte do Banco de Investimento Europeu, garantido pelo governo sueco, segundo informaram as companhias em comunicado.
"O anúncio de hoje é uma grande notícia para os atuais e futuros clientes da Saab, concessionárias, fornecedores e empregados ao redor do mundo", disse Jan Ake Jonsson, diretor administrativo da Saab. A GM continuará a fornecer à Saab design e tecnologia de motor e transmissão durante um período definido.
A Saab, que fazia parte da GM desde 2000, recebeu proteção da lei de falências na Suécia em 20 de fevereiro de 2009, depois de a montadora norte-americana anunciar que iria se desfazer da unidade. No ano passado, a empresa vendeu pouco menos de 94 mil carros. A companhia emprega 3.400 funcionários, a maioria na fábrica de Trollhättan, no noroeste da Suécia.