postado em 16/06/2009 15:15
As expectativas para a economia brasileira estão mais otimistas. Os setores de serviço e comércio, o agronegócio e os trabalhadores são os mais confiantes. Ainda assim, a previsão de crescimento para 2009 é nula.
A melhora no humor do setor produtivo foi registrada pelo Sensor Econômico, pesquisa divulgada na manhã de hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e segundo o presidente da estatal, Marcio Pochmann, não haverá recessão no Brasil, a aposta dele é de que o segundo semestre será melhor para o país.
"Nós atingimos no início do ano uma situação de maior pessímismo e agora há uma recuperação das expectativas", afimar o presidente, que aposta em outubro como o mês de maior recuperação, quando os números chegariam ao mesmo patamar do começo de 2008.
Confiança de acesso ao crédito, expectativa de que a demanda por produtos não se altere, estabilidade financeira das empresas e esperança de que não haja queda nos lucros são os principais fatores que influenciaram o incicador.