Economia

Confiança do consumidor cresce no 2° trimestre, após duas quedas, diz CNI

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postado em 18/06/2009 12:09
A confiança do consumidor na economia brasileira cresceu pela primeira vez desde a piora na crise financeira internacional. De acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve uma alta de 3,7% no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre de 2009. Nos dois trimestres anteriores, havia piorado o nível de confiança do consumidor. Por isso, apesar da melhora, o índice ainda está 4,6% abaixo do patamar registrado no terceiro trimestre de 2008, antes da piora na crise. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a confiança ficou praticamente inalterada. De acordo com a CNI, a melhora foi motivada pelas expectativas em relação ao emprego e à inflação, que tiveram alta de 17% e 11,2%, respectivamente, em relação ao início deste ano. Em relação à renda, a expectativa do consumidor registrou uma pequena piora (-0,4%) em relação ao começo do ano. Já o índice de endividamento indicou uma melhora na situação financeira do brasileiro. Gastos Apesar dessa melhora, a CNI diz que o índice que aponta a perspectiva de gastos do consumidor ficou praticamente estável - aumento de 0,2% - na comparação com o trimestre anterior e caiu 2,2% sobre o mesmo período de 2008. "A melhora na confiança ainda não deve se traduzir em crescimento de compras de bens de maior valor. Mesmo com os incentivos pontuais oferecidos pelo governo federal, o índice que reflete as perspectivas de compras de maior valor no trimestre registrou aumento apenas marginal", diz a CNI. A CNI entrevistou 2.002 consumidores em 143 municípios em todo o Brasil.

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